Mesmo sem qualquer obstáculo, todo sinal é atenuado ao se afastar da antena transmissora. A atenuação do espaço livre é dada pela relação:
At = 32,4 + 20 log (freqüência em MHz) + 20 log (distância em Km)
Isto significa que, para 100m de distância e nas freqüências mais utilizadas da banda ISM, teremos as atenuações indicadas na tabela abaixo:
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/frequencia_atenuacao.jpg)
Essa, como já exposto, é a atenuação encontrada quando não existem obstáculos e o volume da primeira Zona Fresnel entre as antenas está desobstruído. Num ambiente ocupado por objetos, outros tipos de atenuação serão encontrados. Por exemplo: por reflexão, por dispersão, por absorção e por desvio de direção (bending). Umidade também colabora para o aumento da atenuação. Abaixo uma relação da atenuação em dB, para a freqüência de 2,4 GHz, causada por alguns obstáculos (valores aproximados):
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/atenuacao_obstaculos.jpg)
Esses problemas podem ser resolvidos com a utilização de antenas com maior ganho(*), amplificadores de RF(*) ou um acréscimo de APs.
(*) Antes da instalação de qualquer equipamento, deve-se verificar as leis impostas pela agência reguladora governamental. No caso do Brasil é a ANATEL.
Exemplo prático:
Um link wireless é constituído de um AP que transmite +15 dBm de potência a 2,4 GHz, no padrão IEEE 802.11g. A distância entre o AP e o cliente é de 70 metros e o sinal deve atravessar duas paredes de tijolos (- 9 dB cada). O ganho das antenas, tanto no transmissor quanto no receptor é de 2 dBi e estão ligadas através de cabos com perda de 1,9 dB cada. A maior taxa de dados possível para este link pode ser conferida a seguir:
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/atenuacao_calculos.jpg)
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/sensibilidade_link.jpg)
Percebemos que a taxa máxima de dados será de 24 Mbps, aproximadamente. Caso for preciso aumentar este mesmo link para 54 Mbps, torna-se necessário incrementar o nível de sinal recebido:
- 68 –(-79) = 11,8 dB
Ou seja: caso as duas antenas forem substituídas por outras duas direcionais de 9 dBi cada, teremos um nível de sinal final de – 65,8 dBm. Tal nível permite que o link opere com uma taxa de 54 Mbps.
É isso!