Nas palavras seguintes falaremos sobre um fenômeno que ocorre na maioria das aplicações sem fio: o problema dos múltiplos caminhos ou multipath.
Descrição: quando um sinal RF é emitido em um ambiente aberto, livre de obstáculos, apenas um sinal chega até a antena receptora (linha direta) e nenhuma interferência é observada. Ao emitir um sinal de RF num ambiente cheio de obstáculos, como pisos, tetos, paredes, móveis, equipamentos e pessoas, diversos sinais chegam até a antena receptora. Dado que esses sinais trafegam por caminhos diferentes, eles apresentam variações de amplitude, fase e tempo ao chegar ao receptor. Na maioria dos casos, o receptor deve ser capaz de selecionar o melhor sinal e anular o efeito dos outros.
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/multipath.jpg)
O parâmetro utilizado para caracterizar ambientes com problemas de reflexões é chamado de delay spread. Basicamente, delay spread é o tempo que um sinal refletido leva para atingir a antena receptora após a chegada da transmissão sem reflexão. Como exemplo vamos considerar um ambiente com delay spread de 30ns. Isto significa que um sinal refletido deverá chegar à antena receptora em até 30ns após o sinal direto. Há, inclusive, uma tabela com os valores de delay spread esperados conforme o ambiente no qual a rede está instalada.
![](http://www.vivasemfio.com/blog_images/tabela_delay_spread.jpg)
Anteriormente afirmamos que o receptor, na maioria dos casos, deve ser capaz de considerar o melhor sinal e descartar os outros. O melhor sinal, normalmente, é o primeiro a atingir a antena. Ou seja, aquele cujo número de reflexões é o menor possível. Porém, isto não é garantia de sucesso. Às vezes, mesmo não existindo obstáculos, torna-se necessário o reenvio do sinal. Pensando nesses problemas, há no mercado algumas tecnologias que são capazes de explorar o fenômeno dos múltiplos caminhos para aumentar a taxa de transmissão/recepção e a confiabilidade. Como exemplo temos o IEEE 802.11n. Basicamente, com o auxílio de processadores de sinais, este padrão consegue combinar os diversos pacotes recebidos para montar uma mensagem.
É isso!